Ter um negócio próprio! Esse pensamento povoa cada vez mais a cabeça das pessoas. Mas para esse sonho se tornar realidade algumas etapas precisam ser cumpridas.
Confira os 6 principais passos que você precisa realizar antes de abrir um negócio próprio.

Eu sou assim?
Espírito de liderança, capacidade de fazer bons relacionamentos, ter bom senso crítico, saber identificar oportunidades, estar preparado para o erro. Essas são características marcantes de quem tem o chamado perfil empreendedor.
Avalie se você tem esse perfil antes de tudo.

Estude e compare
Conhecer o cliente e o mercado que você quer atuar é fundamental. Você precisa estar sempre antenado nos concorrentes, fornecedores e, claro, nos consumidores. Um bom exercício é comparar o mercado com uma pizza e pensar no tamanho das “fatias” que seus concorrentes têm e o tamanho da fatia que você quer ter.

Planejar os próximos passos
Não corra o risco de pisar em um terreno desconhecido, faça um bom plano de negócios. Para isso realize um bom plano de negócios, incluindo análise do mercado, planejamento financeiro, previsão de fluxo de caixa e de vendas, entre outros tópicos. Seja bem realista nesta tarefa, pensando sempre dentro das possibilidades que o negócio e o mercado oferecem no momento.

Faça as contas
Calcule os custos para a abertura do seu negócio. Tudo deve ser considerado e colocado em uma planilha, dependendo do tipo de negócio. Os gastos para abrir uma empresa variam muito, procure saber sobre as leis específicas para abertura de negócio no seu Estado, tenha tudo na ponta do lápis e se programe para esses gastos.

Tenha um porquinho
É sempre bom deixar uma reserva de capital para a manutenção do negócio. Esteja preparado para o cenário mais pessimista possível. Por mais bem estruturado que você esteja, muitas vezes as coisas não saem como o planejado. É mais ou menos como fazer uma obra, geralmente, fica um pouco mais caro do que imaginávamos devido a alguns imprevistos.

Encha o peito de coragem
Autoestima e coragem de assumir riscos são características importantes. Errar é normal, principalmente para os novos empresários. Mas algumas decisões precisam ser tomadas e o risco de errar existe sempre. Estar preparado para assumir esses riscos faz toda a diferença.

Se você quer abrir um negócio, essas dicas com certeza vão te ajudar. E lembre-se se precisar de uma mãozinha financeira, pode contar com o Consórcio Luiza.

 
Acesse nosso site e confira a opção Consórcio de Serviços.

Se é um negócio próprio que você quer, é Consórcio Luiza que você precisa.