Criado no ano de 1891, nos Estados Unidos, pelo professor de Educação Física James Naismith, o basquete foi ganhando muitos adeptos pelo mundo todo.

Você sabia que o Brasil foi um dos primeiros países a saber que ele existia? Pois é, tudo isso porque em 1894, um norte-americano chamado Augusto Shaw foi convidado para lecionar no tradicional Mackenzie College em São Paulo e além dos livros, ele trouxe também uma bola de basquete. Contratado a princípio para lecionar artes, Augusto aproveitou a oportunidade para demonstrar o esporte pelo qual era apaixonado para todos do colégio.

No colégio, o basquete foi adotado de primeira pelas mulheres. Os homens enfrentaram um pouco de resistência, mas a paixão de Augusto pelo jogo acabou conquistando a todos.

Ao longo dos anos, o jogo foi tomando proporções tamanhas e ficando tão conhecido que, em 1912 foi convocada a primeira Seleção Brasileira para a disputa de torneios nacionais e internacionais. De 1912 até os dias de hoje, o esporte só cresceu no Brasil, consagrando diversos atletas e trazendo muitas medalhas para o país.

Em agosto teremos os times femininos e masculinos participando da maior competição esportiva do mundo no Rio de Janeiro, vamos torcer para que a quantidade de medalhas aumente e que eles tragam ainda mais vitórias para a modalidade.

Até a próxima postagem do “Quer Saber? Especial”.