O boxe foi criado em meados do século 18 na Inglaterra. Caracterizado como um esporte de combate, as mãos e punhos são as únicas ferramentas que podem ser utilizadas dentro do ringue.

Com o passar dos anos, o esporte foi evoluindo e, com isso, regras e melhorias também foram implantadas. Em 1867, com a formulação das Regras de Queensberry, o uso de luvas se tornou obrigatório e os rounds passaram a ser de três minutos. Isso, além de trazer mais seriedade para o esporte, também proporcionou mais segurança para os atletas, evitando que eles se machucassem seriamente e para que pudessem ter um tempo de descanso.

O boxe é um esporte olímpico desde 1904 e, no “Hall da Fama” do esporte, podemos encontrar atletas famosos como: Mike Tyson, Rocky Marciano, Muhammad Ali, George Foreman etc.

O Brasil também faz parte desta lista, com Éder Jofre, um paulista que competia na categoria peso-galo. De 81 lutas disputadas em toda sua carreira, venceu 75, sendo 52 delas por nocaute e em 1976, após a morte de seu irmão, Éder se aposentou.

Nos jogos deste ano, 250 atletas disputarão lutas em 13 categorias, sendo 10 masculinas e 3 femininas. A grande promessa do Brasil para o evento é o pugilista Robson Conceição, um atleta que vem conquistando bastante notoriedade na categoria 60kg e foi o primeiro brasileiro a garantir uma vaga na disputa.

E ai, já está ansioso para o mês de agosto?