A partir de certa idade, o corpo pode apresentar algumas limitações e, para manter o conforto, diminuindo os riscos de acidentes para os idosos, algumas adaptações dentro do imóvel podem ser necessárias.

As reformas têm como objetivo facilitar as tarefas diárias e a movimentação pelos cômodos residenciais. Móveis bem fixados ao chão e sem quinas são ótimas opções, já que evitam possíveis acidentes. Lembre-se de que a mobília pode ser usada como apoio e, por isso, não deve estar escorregadia.

Se possível, o uso de escadas deve ser limitado, já que elas apresentam grandes riscos de quedas. Em casos de degraus isolados, considere uma pequena reforma para transformá-los em rampas.

A decoração dos cômodos também deve ser avaliada. Evite objetos que possam representar obstáculos como vasos e esculturas. A troca de maçanetas redondas pelo formato de alavancas também facilita o acesso dos idosos e a abertura das portas. Também é importante dosar o uso de tapetes, pois esse tipo de acessório pode resultar em escorregões e possíveis acidentes.

O importante é sempre manter a casa agradável, confortável e segura para todos.

Se você está pensando em reformar, construir ou conquistar seu imóvel, conte com o Consórcio Luiza.