Na hora de construir ou reformar a tão sonhada casa é fundamental valorizar um bom projeto de iluminação. Afinal, você planejou com todo suor esse momento e não dá para deixar de lado essa parte tão importante do lar. A iluminação tem a função de deixar tudo mais aconchegante, criando nuances e efeitos que mudam nosso estado de espírito.

Para definir quais e quantas luminárias usar, onde devem estar, a lâmpada ideal, a temperatura da luz, busque um profissional especializado. Veja que a iluminação certa para o ambiente residencial é um assunto muito pessoal e deve ser feita dentro dos seus gostos, sem fórmula mágica. Caso você mesmo queira colocar a mão na massa, aí vão nossas dicas valiosas!

Sala de estar
Neste ambiente, iluminação deve ser mais leve. Procure pontuar mesas de centro e laterais, mas sem deixar a circulação muito escura. Dica: não coloque pontos em cima de sofás, poltronas ou pufes, isso pode incomodar as pessoas que sentarem embaixo daquele foco de luz.

Sala de jantar
Um lustre bem em cima da mesa é essencial. Se tiver mesas retangulares muito compridas, instale pontos auxiliares nas laterais.

Cozinha
Faça uma iluminação eficiente e bem clara, optando por luz branca, que é intensa. Dica: ilumine bem as bancadas de trabalho acrescentando pontos de luz com foco e/ou use fitas de LED embaixo dos armários.

Quarto
Este ambiente pede uma iluminação suave. Procure não projetar a luz na cabeceira da cama, pois pode atrapalhar. O uso de abajures nos criados-mudos ajuda bastante na ambientação.

Banheiro
Este local, normalmente, precisa de uma iluminação clara e uma luz local onde fica o espelho. Dica: use uma luz indireta próxima ao espelho, para que o rosto fique iluminado de forma uniforme e sem sombra.

Altura ideal para luminárias
Quando for colocar os lustres, cuidado com as alturas. A altura do pendente da mesa de jantar deve ficar entre 75 e 80cm acima do tampo da mesa, por exemplo.

Se quiser variar e compor com pendentes diferentes, faça variações entre 75 e 90cm.

Luz branca ou amarela?
Depende de quais sensações você deseja despertar no ambiente. Lâmpadas amarelas normalmente são usadas para áreas íntimas e sociais e lâmpadas frias para áreas de trabalho e cozinha. Procure instalar lâmpadas de LED para gerar menos gasto e ter durabilidade maior.

O melhor jeito de deixar a sua casa linda é planejar. Com carinho e paciência, tudo sairá como você sempre quis.

Quer remodelar sua casa? Reformar, comprar uma novinha em folha? Conte com o Consórcio Luiza. A gente faz a sua conquista mais feliz.

Fiquem ligados em nossas redes sociais e no blog para saber mais dicas como essas.

Uma dica importante para economizar é visitar o nosso site www.consorcioluiza.com.br e aproveitar as promoções. Se quiser falar com a gente é só ligar 0800 9403400.