Hoje em dia, a gente não pode descuidar das contas de casa e uma das que mais pesam é a de energia.

Para controlar os gastos, a melhor opção é conhecer bem o consumo de todos os eletrodomésticos, usar com consciência e, sempre que não for utilizar, retirar da tomada, pois alguns aparelhos continuam consumindo mesmo em stand by com aquela luzinha vermelha acessa.

Confira o consumo de alguns eletrodomésticos e como você pode fazer para economizar.

Geladeira
Consumo médio mensal
1 porta – 25,2 kWh
2 portas frost-free – 56,88 kWh

Como o uso da geladeira é diário e sem interrupções, a dica para economizar é manter uma manutenção regular. As borrachas de vedação, o acúmulo de gelo e os vazamentos precisam ser verificados sempre, pois qualquer problema pode aumentar o consumo e a conta de energia vai lá em cima.

Máquina de lavar roupa automática
Consumo médio
Até 10kg – 0,31 kW por ciclo de lavagem
Até 16 kg – 0,47 kW por ciclo de lavagem

A principal dica é juntar o maior número de roupas possível e lavar tudo de uma vez. Quanto mais ciclos de lavagem você fizer por semana, mais aumenta o consumo e o prejuízo no seu bolso também.

Fogão elétrico
Consumo médio
Em 1 hora – 68,55 kW por boca

Os famosos Cooktops elétricos, apesar de práticos e bonitos, consomem uma quantidade significativa de energia. A dica é utilizar com consciência e intercalar o seu uso com o micro-ondas para esquentar ou fazer pratos simples. Afinal, ninguém pode ficar torrando dinheiro assim hoje em dia.

Ar-condicionado
Consumo médio
Modelo Split 7 mil BTU’s – 639 KWh

O melhor jeito de economizar é usar apenas quando realmente existe a necessidade. Outra dica importante é fazer a manutenção preventiva e só utilizar o ar com as portas e janelas fechadas, isso evita que o ar frio saia e o consumo aumente para suprir a necessidade de reposição. Essas simples medidas ajudam você a não esquentar a cabeça na hora de pagar a conta no final do mês.

Fiquem ligados em nossas redes sociais e no blog para saber mais dicas como essas.

Referência

http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/saiba-quais-sao-os-viloes-do-consumo-de-energia-como-economizar-7569881
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/11/noticias/especiais/1376218-voce-sabe-quanto-consome-em-reais-o-seu-aparelho-de-ar-condicionado.html