Quanto vale a pena comprar um imóvel que não está do jeitinho que você quer? Está disposto a passar pela dor de cabeça da obra? Fez um levantamento de tudo que precisa de melhoria e o quanto gastará com isso? São questões pertinentes que você deve se fazer antes de tomar sua decisão. E o Consórcio Luiza vai te ajudar a fazer essa avaliação.

Estado do imóvel
O imóvel está muito mal conservado? É muito antigo? As melhorias são mais para pisos, pintura, troca de itens ou podem envolver coisas mais complexas como parte elétrica, hidráulicas ou o telhado?
Avalie com cuidado a estrutura, sempre atendo à gravidade dos danos. Leve um especialista com você. Façam um levantamento das melhorias que devem ser feitas para calcular o custo-benefício desse investimento. E lembre-se: quanto mais da estrutura puder ser aproveitada, menor será o custo da reforma e mais vantajoso o negócio.

Localização
Assim como na compra de um imóvel novo ou terreno, você deve avaliar a localização desse imóvel usado. Como é a infraestrutura do bairro? É seguro? Tem fácil acesso a supermercados, farmácia, comércio ou serviços? Fica muito longe do trabalho, da escola das crianças ou outros lugares que frequenta? Às vezes, na euforia, não avaliamos a parte prática da coisa e isso fará diferença no dia a dia. Avalie o quanto deverá gastar de tempo e combustível para se locomover e se isso é viável na sua rotina.

Custo-benefício
Hora de colocar tudo na ponta do lápis! Mão de obra, materiais, profissionais, tempo de obra, etc. Avalie se o valor que você pagou do imóvel + custos para reforma compensam a compra do mesmo.

Legislação
Para fazer o projeto de reforma, fique atento à legislação de cada processo. Por mais simples que seja a obra, as mudanças podem não ser permitidas pelas normas da Prefeitura Municipal.

Seja para morar ou para vender depois, geralmente a reforma vale a pena quando:
– O valor do imóvel está bem abaixo ao de um imóvel novo.
– A área do imóvel é ampla.
– Se dá pra aproveitar bastante a estrutura do imóvel.
– Se o imóvel tem boa localização.
Assim, seus custos não são tão altos e a valorização é certa.

Nossos planos de imóveis e serviços podem te ajudar nesse objetivo, que tal começar a planejar?