Você sabia que já são mais de 130 milhões de animais de estimação nos lares brasileiros, segundo o IBGE? Então se você está planejando ou já tem um morador de quatro patas na sua casa, precisa saber como organizar os objetos do seu amiguinho no cantinho pet, concorda?

E para te ajudar nesta missão, trouxemos algumas dicas para você montar um cantinho pet gastando pouco e ainda te contamos como manter tudo em ordem.

Antes de sair procurando o pet shop mais próximo e comprando todas as coisas fofas que vir na frente, anote 3 pontos essenciais que vão te ajudar a decidir o que comprar para o cantinho pet:

Air Conditioning Puppy GIF - Find & Share on GIPHY

Personalidade

Você pode até achar que não, mas cada pet tem uma característica única e uma personalidade. Além de variar com a raça, cada bichinho se comporta, brinca e tem sua rotina de forma individual. Afinal, não podemos comparar um Labrador com um gatinho, né?

Observe bem o seu pet, se ele é mais agitado, se gosta de dormir, como ele dorme (se gosta de uma caminha, se prefere um tapete ou um cobertor), quais os brinquedos preferidos e a rotina.

Conseguimos definir muitas coisas, por exemplo: se o seu animal é filhote, ele necessita de espaço para brincar e também brinquedos que ele possa estragar. Para os filhotes também é importante lembrar de tirar todos os seus objetos sensíveis do alcance do bichinho, assim você também evita a surpresa de chegar em casa e ver seu sapato preferido no meio dos brinquedos dele.

Tamanho

Outro ponto importantíssimo é o tamanho do animal. Isso vai definir o tamanho da cama, do comedouro, do tapete higiênico ou da caixinha de areia e também o tamanho do espaço que você precisará reservar dentro de casa.

Para os cachorros é interessante colocar caminhas, brinquedos e os comedouros próximos. Isso faz com que o cachorro se sinta confortável em um lugar onde todas as suas coisas preferidas estão por perto. Se tiver um espaço como varanda ou quintal, aposte em grama sintética, seu dog vai amar!

Os gatos são pequenos, mas adoram lugares altos, então para os momentos de aventura, aposte em prateleiras pela casa para que ele possa caminhar e pular por aí. A cama e caixa de areia precisam ser proporcionais ao tamanho da raça e quanto mais espaço, mais confortáveis eles vão se sentir.

Necessidades

Afinal, quais são as necessidades básicas de um pet? Alimentação, sono, necessidades fisiológicas, passeio, brincadeiras… Cada uma dessas atividades precisa de ferramentas ou objetos específicos e a lista não é pequena, viu!? Então a dica é: observe um dia do seu pet, ou se você ainda não tiver um, converse com um amigo que já tem um. Faça três listas:

Extremamente necessário: Comedouros e bebedouros, cama, cobertor, tapete higiênico ou caixa de areia, ração e coleira, por exemplo.

Necessário: Potes para armazenar a ração, objetos de limpeza especiais, desinfetantes para limpar o cantinho do pet, shampoos especiais, escovas e outras coisas que serão utilizadas para manutenção.

Mimos: biscoitinhos, brinquedos, arranhadores, grama sintética, plantas comestíveis, entre outros.

Tudo pronto para montar um cantinho pet para o seu amigo de quatro patas? Então agora preste muita atenção a manutenção do local ok?

– Lave sempre o local com um desinfetante próprio, assim você evita fungos, pulgas e carrapatos.

– Invista em um aspirador de pó, mesmo que seja um portátil para remover os pelos e sujeiras da cama do seu pet e também do seu sofá, cama e outros estofados.

– Mantenha os comedouros e bebedouros sempre bem lavados e evite materiais como plástico, que podem juntar fungos ao longo do tempo.

– Cuidado com sacos muito grandes de ração, para quem tem cachorro de porte grande principalmente. Invista em uma caixa container para guardar a ração dentro do saco original, ok? Ele é próprio para evitar que a ração mofe ou fique úmida.

– Para as porções de ração que serão utilizadas no dia, uma ótima ideia são potes de vidro com fechamento hermético.

E aí, o que acharam das dicas? Já dá para organizar o seu cantinho pet na casa, mas se você tem alguma dica ou sugestão que não falamos aqui, comente aqui no blog. Vamos conversar!