Entenda as mudanças do novo padrão e conheça os prazos para a troca

Está sabendo que a placa com padrão Mercosul (Mercado Comum do Sul) começou a valer aqui no Brasil a partir de setembro? Elas são mais seguras, têm um chip, marca d’água, tira holográfica, uma criptografia desenvolvida pelo Denatran (semelhante ao QR Code) e uma nova forma de identificação, diferente da atual, que tem sempre primeiro 3 letras e depois 4 números. No novo padrão, ao invés de 4 números serão três números e mais uma letra (LLL-NLNN). Tudo para evitar falsificações e facilitar o rastreamento.

A ideia é que as placas veiculares sigam um padrão único nos países que integram o Mercosul. Argentina e Uruguai, por exemplo, emitem as novas placas desde 2016 e 2015, respectivamente.

No Brasil, essa é a primeira etapa do emplacamento que, por enquanto, pode ser feita apenas no Rio de Janeiro. Para os outros estados, a promessa é que as novas placas já comecem a chegar a partir do dia 1º de dezembro deste ano.

A troca será necessária para modelos zero quilômetro, veículos que passarem por processo de transferência de município ou propriedade, ou se for preciso substituir a placa. Veículos usados terão até 31 de dezembro de 2023 para mudar.

Bacana, né? O Consórcio Luiza adora dar informações e dicas úteis e importantes! E claro, é seu melhor aliado para realizar sonhos. Seja para comprar um carro novo ou para chegar a qualquer outra conquista.

Conheça nossos planos e fale com a gente. Somos especialistas em realizar sonhos.