Entenda como funciona e prós e contras do home office

A maioria das pessoas ficam entusiasmadas ao ouvir o termo home office, porém é importante saber mais sobre ele e os mitos e verdades que o envolvem.

O Consórcio Luiza separou algumas dicas sobre o futuro da profissão para você investir com mais assertividade, caso se identifique:

É preciso ter disciplina

Trabalhar em home office exige uma boa dose de alto controle. O pensamento de trabalhar poucas horas e estar com tempo livre para o resto do dia não condiz com a realidade.

É preciso ter cuidado para que a disciplina não seja burlada por diversas tentações, como por exemplo:
• Tirar um cochilo e perder a hora
• Assistir séries em vez de trabalhar
• Fazer um horário de almoço muito maior do que o planejado

Não se adequa à rotina de todas as pessoas

Não são todas as profissões que tem possibilidade de trabalhar em home office. Muitas vezes, a interação com a equipe é muito necessária e estar presencialmente próximos é fundamental.

Em outros casos, as ferramentas necessárias para a execução do trabalho não podem ser retiradas de empresa, por não serem portáteis ou sigilosas, e estas situações fazem com que o colaborador tenha de estar presente na empresa.

E para finalizar, se o ambiente familiar for tumultuado não irá propiciar um bom andamento para o trabalho de home office.

Cuidado com o visual, mesmo trabalhando em casa

Se o hábito faz o monge, procure trabalhar de forma confortável e bem vestido mesmo em casa. Ter uma rotina de tomar um banho e se vestir um pouco mais formal, por exemplo, pode ativar o ‘modo trabalho’ e fazer com que a pessoa seja mais produtiva. Outra possibilidade é surgir uma chamada para vídeo conferência e você precisa estar preparado.

Fique atento às propostas recebidas para trabalhar home office

Apesar das tentações que aparecem quando procuramos trabalhos home office, tenha cuidado. As propostas, por sites de freelas por exemplo, prometem um valor interessante e poucas horas de trabalho, mas lembre-se das taxas cobradas que podem fazer com que o seu trabalho perca o valor merecido.

Conheça as duas formas de efetivamente trabalhar em casa: como empreendedores autônomos ou como contratado de uma empresa. Os dois casos exigem muita dedicação com horários que podem ultrapassar seu horário convencional e seu final de semana.

Se você conseguir manter a disciplina e o foco, poderá usufruir dos inúmeros benefícios proporcionados pelo home office, como livrar-se do estresse causado pelo trânsito.

Outros aspectos positivos são:
• O aumento da motivação
• Redução de interrupções por colegas de trabalho
• Estar livre de reuniões desnecessárias
• A somatória das três vantagens citadas acima é o aumento da produtividade.

Ficou interessado por essa profissão? Então que tal investir em seu escritório e aumentar sua rentabilidade com equipamentos de última geração? O Consórcio Luiza será o seu maior parceiro com o plano de serviço ! Faça uma simulação e comprove.

Conte com o Consórcio Luiza. Temos o plano certo para sua independência financeira.